Apesar das dificuldades Jaqueline Adora a Deus com todo o seu Amor!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Liberdade religiosa se torna preocupante no país


 
 
Igreja na Indonésia  
INDONÉSIA (48º) - As tensões contra as comunidades religiosas minoritárias têm aumentado, depois da sentença dada a três homens, na quinta-feira, por tomarem parte em um ataque brutal na comunidade muçulmana Ahmadi em Cikeusik, Java Ocidental, em fevereiro.

Os homens receberam do tribunal a sentença de três a seis meses de prisão pelo ataque, que resultou na morte de três pessoas.

A ChristianSolidarityWorldwide (CSW) manifestou preocupação com as contínuas violações da liberdade religiosa na Indonésia, a maior nação muçulmana do mundo.Disse queas sentenças foram"surpreendentementebrandas".

As sentenças foram dadas no mesmo dia em que a Comissão da Aliança Evangélica Mundial pela Liberdade Religiosa alertou que a Igreja GKI Yasmin, em Bogor, Java Ocidental, poderia enfrentar uma violência em massa, se as tensões contínuas não forem tratadas.

A igreja tem sido forçada a manter os cultos de domingo ao ar livre, depois de ser fechada pelas autoridades,em desobediênciaà decisão do Supremo Tribunal, que deu permissão de funcionamento à igreja.

Multidões de extremistas islâmicos se reuniram para intimidar e ameaçar os cristãos, enquanto os cultos de domingo estão sendo realizados.

No início desta semana, o presidente da Associação das Igrejas Batistas de Papua, Reverendo SocratezSofyanYoman, disse que as Igrejas da Papua Ocidental estavam sendo ameaçadas pelos militares indonésios.

Em abril, o Chefe do Exército Regional, Major-General ErfiTriassunu, acusou a igreja Evangélica da Papua de apoiar o movimento Papua Livre.

As igrejas da região também dizem que seus prédios e casas foram destruídos em operações militares realizadas em Puncak Jaya, desde 2004.

Pelo menos um pastor é relatado entre os civis mortos.

O reverendo Sócrates disse que tais “crimes humanitários” têm tornado Puncak Jaya o “mais cruel e desumano dos lugares”.Em um “relatório de urgência” emitido esta semana, ele pediu o apoio das igrejas de todo mundo, insistindoque a comunidade internacional pressione as autoridades indonésias a pôr fim à violência.

Andrew Johnston, representante jurídicoda CSW, receia que a forte tradição de pluralismo, tolerância e liberdade religiosa na Indonésia tenha se desgastado.Ele disse que as autoridades indonésias devem levar as ameaças aos cristãos a sério e tomar “medidas significativas” para preservar os preceitos da lei, protegendo as minorias religiosas e salvaguardando os direitos humanos.

Ele também exigiu um judiciário mais independente.“As sentenças surpreendentemente brandas impostas aos perpetradores de uma das piores violências antiminoritáriasdos últimos anos levantam questões sobre a integridade do sistema judiciário da Indonésia, dando aos extremistas um sinal verde para continuarem suas campanhas de ódio”, disse.

 “Essas sentenças deixam as minorias religiosas por toda Indonésia – não somente em Java Ocidental e não apenas a comunidade Ahmadiyya – vulneráveis e indefesas”.

Tradução: Getúlio Cidade



Fonte: Christian Solidarity Worldwide

Nenhum comentário:

Postar um comentário